e-mail
senha
  • Cadastre-se
  • Categorias
    Lançamento: Braços da Resistência

    André Gattaz relata a imigração e a luta política dos espanhóis antifranquistas no Brasil

    Vida e Ciência - entrevista com José Israel Vargas

    Livro de José Carlos Sebe Bom Meihy ilumina história da ciência brasileira ao retratar o prof. Vargas.

    Consturando certo por linhas tortas

    Socióloga Claudirene Bandini examina as práticas femininas em igrejas pentecostais

    Múltiplos Saberes: ensaios, conferências, comunicações

    Organizada pela profa. Virgínia Genelhu, coletânea traz visão multidisciplinar da ciência brasileira

    Salvador e a invasão holandesa de 1624-1625

    Livro de Ricardo Behrens leva o leitor aos primeiros momentos da história do Brasil

    Claudirene Bandini

    Claudirene Bandini é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal de São Carlos, tendo pesquisado as práticas de líderes femininas pentecostais sob a perspectiva teórica/metodológica da análise de gênero. É graduada e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, em que analisou as estratégias políticas das igrejas: Assembleia de Deus, Igreja do Evangelho Quadrangular e Igreja Universal do Reino de Deus. É pesquisadora/colaboradora no Núcleo de Estudo Religião, Economia e Política da UFSCar (NEREP/CNPq), no Grupo de Pesquisa Identidades Plurais da UFABC (CNPq) e membro associada no Grupo de Pesquisa Terra, Trabalho, Memória e Migrações da UFSCar (CNPq). Integrante da Associação Brasileira de História Oral e da Societé Internationale de Sociologie des Religions. Atualmente inicia o estágio de pós-doutorado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião na PUC/SP sobre as diferentes interfaces das rotas migratórias de casais pastores pentecostais brasileiros. 
    Ministrou cursos em eventos acadêmicos: Experiências Metodológicas em Pesquisa Social: compartilhando diferentes técnicas de pesquisa (UFSCar); Memória em Luz e Ação: as contribuições do cinema para a pesquisa em Historia Oral (ABHO); Possibilidades Metodológicas da História Oral: Oficinas e Mapas de Trajetórias; Cinema e Memória: Revisitando o Passado em Pesquisa Social (UFSCar); História Oral e Produção de Conhecimento: trilhando caminhos para a reconstrução de identidades e memórias coletivas (UFSCar); História Oral e Ciências Sociais: tempos e histórias múltiplas (ABHO). 
    Além de pesquisadora, coordenou e executou projetos de políticas culturais relacionados à preservação do patrimônio imaterial (2008 a 2011). 
    Publicou dois livros na área de patrimônio imaterial, memória e História Oral: BANDINI, Claudirene A.P.; Na Trilha da Cultura Caipira: cantadores, tocadores e declamadores no interior do Estado de São Paulo. Editora, Rima. 2010 e BANDINI, Claudirene A.P.; Patrimônio Cultural de São Carlos: A oralidade em Músicas e Causos no Rancho do Abacateiro. Editora, Rima. 2010. 
    Realizou intervenções sociais, tais como Colcha de Fuxico: Compartilhando experiências femininas em diferentes espaços (2009- Conselho Municipal de Direitos da Mulher de São Carlos); Oficinas Culturais sobre Patrimônio Imaterial, Memória e Cultura Popular (2008-2012); Exposição Cultural sobre Patrimônio Imaterial, Memória e Cultura Popular (2012) e Formação da Oficina de Fuxico Maria Bonita (2012- Mulheres de periferia no município de Altinópolis- em apoio à iniciativa da Profa.Dra. Maria Aparecida de Moraes Silva)
    Compõe a comissão editorial das revistas REVER (PUC); Revista Semestral de Estudos e Pesquisas em Religião (UMESP); Teoria e Sociedade (UFMG); Versões (UFSCar). É autora de artigos sobre Religião e Gênero, Religião e Política, Metodologia de Pesquisa, Patrimônio Imaterial e História Oral, Memória e Religião. 
    Realizou palestras, seminários temáticos e coordenou GTs em eventos acadêmicos.
     

    Livros

    Editora Pontocom - especializada na publicação de livros eletrônicos (ebooks) para leitura em IPad, Kindle, Android e em outros dispositivos.