• Notícia

    Lançamento: Braços da Resistência

    André Gattaz relata a imigração e a luta política dos espanhóis antifranquistas no Brasil
    1 de agosto de 2014
    Braços da Resistência

    A Editora Pontocom está lançando a nova edição de Braços da Resistência: uma história oral da imigração espanhola, de André Gattaz.

    Publicado pela primeira vez em 1996, trata-se de uma obra importante na história oral brasileira, apresentando não apenas o relato do historiador, mas também as histórias de vida textualizadas e uma reflexão sobre os procedimentos metodológicos. 

    O tema central do trabalho é a imigração espanhola nas décadas que se seguiram à Guerra Civil Espanhola (1936-1939), quando centenas de milhares de espanhóis deixaram o país fugindo à repressão franquista e à falta de oportunidades econômicas. Já no Brasil, muitos destes espanhóis se articularam em centros culturais e recreativos, em meio aos quais destacou-se o Centro Democrático Espanhol, em que a atividade política também se fazia presente, e que serve de pano de fundo às narrativas dos imigrantes entrevistados.  

    O livro está disponível em formatos PDF, EPUB e MOBI, e é de download gratuito, como todos os demais livros da Editora Pontocom.

    BAIXE - COMENTE - COMPARTILHE

    Editora Pontocom – e-books grátis.