• Glauber Biazo

    Nasci em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, mas também sou filho de Aguaí-SP, cidade em que vivi ótimos momentos da minha infância e juventude, terra dos meus pais e familiares. Aos 17 fui para a capital estudar História na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP). Desde o primeiro ano de graduação comecei a frequentar as reuniões semanais do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO-USP) e, sob a orientação do Prof. José Carlos Sebe Bom Meihy realizei minha iniciação científica sobre uma longa entrevista concedida por Luiz Carlos Prestes em Santo Ângelo-RS em 1984 (BIAZO, G.; MEIHY, J. C. S. B. [Org.]. O Retorno de Luiz Carlos Prestes a Santo Ângelo. Santo Ângelo: URI, 2002). Os bons resultados das pesquisas realizadas na graduação me levaram para o mestrado que também versou sobre as mudanças nas concepções políticas de Prestes a respeito da revolução brasileira (BIAZO, G. A sedução da História: tempo e mudança nas concepções políticas de Luiz Carlos Prestes. FFLCH-USP, 2003).
    Concluído o mestrado em 2003, fui buscar nas salas de aula uma formação plena como docente. Trabalhei por seis anos como professor do ensino fundamental em minha cidade natal e aprendi com meus alunos e colegas a driblar os problemas e valorizar as grandes potencialidades do ensino público. Nesses anos eu também tive a oportunidade de ministrar aulas para os cursos de graduação em Pedagogia e História nas Faculdades Integradas Maria Imaculada de Mogi Guaçu. Com a colaboração de grandes profissionais construí o projeto pedagógico do curso de Licenciatura em História que foi aprovado e reconhecido pelo Ministério da Educação. Entre 2006 e 2014 coordenei o curso e dividi com os alunos os desafios da formação de historiadores/professores e professores/historiadores.
    Em 2010 retomei as atividades como pesquisador em um doutoramento também realizado na FFLCH-USP. A tese versou sobre a história de vida acadêmica de docentes dessa instituição que vivenciaram o processo de profissionalização da carreira universitária entre a ditadura civil-militar e a democratização política. Os resultados dessa pesquisa são agora apresentados em livro pela Editora Pontocom.
    Atualmente vivo com minha família em Manaus-AM e trabalho como professor adjunto no Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas onde também atuo como vice-coordenador do Laboratório de História Oral e Audiovisual da Amazônia (LABHORA-AM/UFAM).

    Editora Pontocom – e-books grátis.