e-mail
senha
  • Cadastre-se
  • Categorias
    Lançamento: Braços da Resistência

    André Gattaz relata a imigração e a luta política dos espanhóis antifranquistas no Brasil

    Vida e Ciência - entrevista com José Israel Vargas

    Livro de José Carlos Sebe Bom Meihy ilumina história da ciência brasileira ao retratar o prof. Vargas.

    Consturando certo por linhas tortas

    Socióloga Claudirene Bandini examina as práticas femininas em igrejas pentecostais

    Múltiplos Saberes: ensaios, conferências, comunicações

    Organizada pela profa. Virgínia Genelhu, coletânea traz visão multidisciplinar da ciência brasileira

    Salvador e a invasão holandesa de 1624-1625

    Livro de Ricardo Behrens leva o leitor aos primeiros momentos da história do Brasil

    João Fabio Bertonha

    João Fábio Bertonha é Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas, com Pós Doutorados pela Università di Roma (2010-2011) e pela USP (2012) e o título de Livre Docente em História (USP, 2014). Foi o vencedor 27º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, Categoria Professor-Pesquisador, Área Ciências Humanas e Sociais em 2014 e, entre 2014 e 2015, foi visiting fellow na European University Institute, a Universidade da União Europeia, em Florença, com bolsa Capes. É professor de História (graduação e pós graduação) na Universidade Estadual de Maringá/PR e pesquisador do CNPq, com bolsa produtividade. Foi bolsista de doutorado sanduíche do Ministério das relações exteriores italiano e da CAPES na Itália em 1995/1996 e, entre 1997 e 2003, pesquisador visitante na Inglaterra, França, Bélgica, Argentina e Uruguai. Em 2000 e 2008, foi pesquisador em universidades canadenses, como bolsista do ?International Council for Canadian Studies?. Em 2008, recebeu uma Grant da Universidade de Minnesota, para pesquisa de curta duração no seu centro de estudos de imigração. Também foi selecionado para cursos e eventos pela Embaixada dos Estados Unidos e pelo Itamaraty em 2007 e 2008. Em 2009, estagiou no CSIC (Madrid), sendo bolsista da Fundación Carolina, do governo espanhol e fez um intercambio no Instituto de Relaciones Internacionales, Universidad Nacional de La Plata (Argentina), Em 2009, graduou-se no curso básico sobre estratégia e defesa e, em 2011, no curso avançado sobre estudos estratégicos internacionais, ambos oferecidos pelo CHDS (National Defense University), em Washington, sendo bolsista desse centro. Em 2012 e 2013, além de pesquisas em arquivo em vários países, visitou, como pesquisador visitante, o Instituto Austriaco para a América Latina, em Viena. e a Universitat Munchen e o Institute fur Zeitgeschichte, em Munique.

    Ministrou cursos e seminários extracurriculares nas suas especialidades tanto na Universidade de Maringá como em outras instituições brasileiras, na USP, na Escuela Nacional de Antropologia e Historia, cidade do México (2009), e na Universidade de Lisboa (2009). Fez pesquisas e visitas curtas e participou de Congressos no Brasil, Inglaterra, Itália, Estados Unidos, Argentina, Holanda, Alemanha, Chile, Paraguai, México,Áustria, Uruguai e outros países, normalmente com o auxílio financeiro de instituições como CNPq, Fundação Araucária, Fapesp, Capes, Fundação Andrew Mellon, PPG/UEM, CHDS e outras. Publicou 17 livros autorais (alguns dos quais foram reimpressos e reeditados várias vezes, um dos quais na Itália) e três como organizador, dos quais um foi publicado em espanhol, no México. Também publicou duas centenas de artigos sobre fascismo, antifascismo, relações internacionais, geopolítica, história militar e imigração italiana em revistas universitárias e livros. Desses, cerca de um quarto foi publicado em inglês, italiano e espanhol nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, México, Espanha, Rússia, Portugal e Itália. É revisor de dezenas de periódicos nacionais e estrangeiros na área de História e Relações Internacionais e consultor de agencias de financiamento como Capes, CNPq, Fapesp, Fundação Araucária, Fundação de Apoio à pesquisa de Segipe, FAP de Santa Catarina, etc e de universidades públicas e privadas. Seus principais focos de interesse são: movimentos fascistas, antifascismo, integralismo, imigração italiana, geopolítica contemporânea, estratégia, história militar, relações internacionais, história da Itália e história dos Estados Unidos e do Canadá. Foi vice coordenador do Departamento de História e do Programa de Mestrado de Pós Graduação em História e, entre 2013 e 2014, foi membro do comitê da área de História na Fundação Araucária, a FAP paranaense. De fevereiro a setembro de 2014, atuou como coordenador do Programa de Pós Graduação em História da UEM.


    Livros

    Editora Pontocom - especializada na publicação de livros eletrônicos (ebooks) para leitura em IPad, Kindle, Android e em outros dispositivos.